Dito isso, vou confessar que as receitas que mais se adaptam ao meu estilo de vida atual são aquelas que exigem um tempo mínimo de mão na massa e que ainda assim garantem bons resultados.
Este bolo formigueiro é uma dessas receitas. Fiz de última hora para receber as crianças que vinham da escola. Ficou pronto num instante e todo mundo adorou. Aliás, adorou tanto que eu não consegui produzir uma foto sequer do bolo inteiro, nem pela metade - quando consegui me organizar para fotografá-lo, ele já tinha sido reduzido a um terço do tamanho original.
É bolo fofinho e úmido para servir no lanche da tarde. A massa, em si, é bem básica - o famoso 'bolo de nada', que muda de sabor dependendo do que você coloca nele. A graça toda fica por conta dos granulados de chocolate.
Então, sem mais delongas, vamos à receita!

Receita livremente adaptada daqui
Ingredientes:
5 ovos
1 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1 xícara de iogurte natural integral não adoçado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de granulado de chocolate (usei floquinhos de chocolate ao leite da Callebaut)
Modo de preparo:
Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 10 a 12 xícaras de massa.
No copo do liquidificador, adicione os ovos, o óleo, o iogurte e o extrato de baunilha. Bata por uns 2 minutos. Acrescente o açúcar e bata por mais 5 minutos. O objetivo aqui é dissolver todo o açúcar.
Em uma tigela grande, peneire a farinha, o sal e o fermento. Despeje o conteúdo do copo do liquidificador na tigela e misture com o fouet até obter uma massa lisa e homogênea. Adicione os granulados, envolvendo-os delicadamente com uma espátula de silicone.
Verta a massa na forma preparada e leve ao forno por uns 40-50 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.
Se estiver usando uma forma tradicional para bundt cake daquelas bem grossas, desenforme o bolo sobre uma grade de resfriamento 15 minutos depois de tirá-lo do forno. Se a sua forma for de alumínio normal, deixe-o esfriar sobre a grade até que ele chegue à temperatura ambiente - só então desenforme.
Sirva as fatias com café fresquinho. É bom demais.

Observações finais:
* Aqui no blog há uma receita ótima de bolo formigueiro, publicada há uns 5 anos. É super saborosa e pode até ser recheada - usei-a como base para o bolo de aniversário de 1 ano dos meus pequenos. Mas é bem mais trabalhosa.
* Como o que dá sabor à massa é o granulado de chocolate, recomendo que você use o melhor que puder encontrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário