10 anos No Calor do Fogão - Bolo brownie com cobertura de caramelo e amendoim

domingo, 11 de junho de 2017

Bolo brownie com cobertura de caramelo e amendoim

Que graça tem aniversário sem bolo, né? (eu não vejo nenhuma)

O bolo que escolhi para comemorar os dez anos do blog é da mestra, diva, musa inspiradora Dorie Greenspan. Se eu tivesse que indicar apenas uma autora especializada em baking goods, seria ela. E se tivesse que indicar somente um livro, seria o dela - Baking From My Home To Yours.

O que dizer desse bolo, gente. Acho que a cara dele diz o que esperar. Ele é escandaloso. Uma indecência. Um absurdo. E sabe do que mais? Nem é dos mais complicados do mundo, não. Dê uma conferida na receita, depois na despensa, arranje um pretexto bom e prepare.

Você não vai se arrepender. Ou talvez vá, se não se aguentar e comer tudo sozinho - como ele é pequenino, você pode se sentir tentado ;-)

Bolo brownie com cobertura de caramelo e amendoim
Receita daqui

Ingredientes (para um bolo de 20 cm de diâmetro):

Para o bolo:
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
85 g de chocolate meio amargo picado
3 ovos grandes
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de glucose de milho clara*
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a cobertura:
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
1 ½ colheres (sopa) de glucose de milho clara*
2/3 de xícara de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 xícara de amendoins sem pele, torrados e salgados

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo da forma com papel manteiga e acomode-a sobre uma outra assadeira forrada com papel-manteiga ou tapete de silicone.

Comece preparando o bolo. Em uma tigela média, misture a farinha, o bicarbonato e o sal juntos. Reserve.

Em uma tigela resistente a calor, junte o chocolate e a manteiga e derreta-os (em banho-maria ou micro-ondas). Deixe esfriar.

Em uma tigela grande, junte os ovos e o açúcar e mexa com um fouet até ficar bem misturado. Adicione a glucose e o extrato de baunilha, mexendo muito bem. Some então a mistura de chocolate derretido e mexa até ficar uniforme.

Some os ingredientes secos mexendo delicadamente com o fouet somente até incorporar. Você obterá uma massa lisa, densa e brilhante.

Verta a massa na forma preparada. Balance-a levemente para distribuir a massa.

Leve ao forno por 35-45 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito para brownies (o palito sai do bolo com migalhas úmidas).

Transfira o bolo para uma grade de resfriamento por 15 minutos. Passe então uma faca em torno do bolo e remova as laterais da assadeira. Deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Quando o bolo estiver completamente frio, vire-o sobre a grade e remova o fundo da forma e o papel-manteiga. Lave e seque a forma e volte o bolo para dentro dela com o topo para cima.

Para fazer a cobertura, coloque o açúcar, a água e a glucose de milho em uma panela média de fundo grosso. Mexa até combinar os ingredientes e leve a panela ao fogo médio-alto. Aqueça, sem mexer, até o caramelo fica cor de âmbar, de 5 a 10 minutos.

Abaixe um pouco o fogo. Posicione-se atrás da panela (para se proteger dos respingos) e adicione o creme de leite e a manteiga. Quando as borbulhas ficarem menos intensas, mexa para abaixar o caramelo e dissolver quaisquer pelotas.

Misture os amendoins ao caramelo. Despeje tudo em uma tigela refratária.

Com uma colher, distribua os amendoins sobre o bolo. Cubra cada um deles com a calda de caramelo. Aguarde a cobertura chegar à temperatura ambiente.

Para servir, passe a faca novamente nas laterais da forma e remova o bolo para o prato de servir. Se ele estiver preso, aqueça as laterais da forma com um secador de cabelo ou envolva-a com uma toalha molhada com água quente.

Acomode o bolo no prato de servir e aguarde os "ooohhhh".

Bolo brownie com cobertura de caramelo e amendoim

Observações finais:

* O bolo dá uma afundada no centro, mas isso não é um problema - pelo contrário, assim ele contém melhor a cobertura.

* Sobra caramelo sem amendoim - cerca de 1/2 xícara. Aproveite então que já vai ter sobrado creme de leite fresco e faça uma calda da caramelo delícia para o seu sorvete: comece derretendo o caramelo em banho-maria. Reserve. Numa panela média, aqueça 1 xícara de creme de leite de fresco. Quando levantar fervura, adicione o caramelo, misture bem com uma espátula de silicone e deixe quieto por 3 minutos, enquanto ele borbulha furiosamente (mantenha distância). Remova a panela do fogo e verta a calda de caramelo em um pote que suporte altas temperaturas. Deixe chegar à temperatura ambiente antes de tampar e guardar na geladeira.

* Glucose de milho clara é diferente do Karo que a gente encontra no supermercado. É um 'líquido' bem denso, incolor e transparente. Você encontra mais facilmente em lojas com artigos para confeitaria. Em Brasília, sei que há no Rei das Embalagens e n'A Festiva.

Um comentário:

Gina disse...

Lê,
Vim aqui principalmente para lhe dar os parabéns pelos 10 anos! Acho que colhemos muitos frutos nesse longo período que blogamos.
O bolo de chocolate é do jeito que aprecio.
Que venham muitos outros anos e muita partilha! ❤

Printfriendly