Mousse de chocolate com marshmallows da Nigella

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Preciso confessar que essa receita abalou os meus nervos. Não porque tenha dado errado – pelo contrário. Mas porque inventei de dobrá-la sem ter lido com atenção a lista de ingredientes.

C-L-A-R-O que, na hora de colocar a mão na massa, achei que o meu creme de leite não seria suficiente. E C-L-A-R-O que estava uma tempestade horrorosa lá fora, o que me impossibilitava de sair para comprar mais.

Botei toda a força de que dispunha na peruca e segui em frente com um pouco de creme de leite de caixinha gelado. Deu certo!

Quanto à mousse, ela tem uma textura linda e é bem chocolatuda. Como usei um chocolate com teor de cacau menor do que eu gostaria, ficou meio doce para o meu paladar. Mas, depois de repetir pela terceira vez, o hômi garantiu que ela estava perfeita.

Mousse de chocolate
Receita adaptada daqui


Ingredientes (para 8 a 12 porções):

1 pacote de 300 g de marshmallows (pode usar miniatura, colorido, o que for - no final, tudo vai derreter e ficar cor de chocolate)
120 g de manteiga
500 g de chocolate meio amargo de boa qualidade, picado
1/2 xícara de água fervente
400 g de creme de leite fresco gelado (usei um pote de 350 g + 50 g de creme de leite comum)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Numa panela grande e de fundo grosso, leve ao fogo baixo a manteiga, o chocolate, o marshmallow e a água quente. Mexa constantemente com uma colher de pau até que tudo fique bem derretido (tenha paciência que tudo derrete mesmo). Deixe a mistura esfriar.

Enquanto isso, bata o creme de leite fresco com a baunilha até que ele fique denso e cremoso. Envolva delicadamente o creme de leite batido à mistura de chocolate, mexendo até que fique uniforme (fé, vai dar certo).

Acomode o creme em tigelinhas individuais ou num tigelão, como eu fiz. Leve à geladeira por umas boas horas (eu sinceramente não sei quanto tempo é necessário, fiz num dia para servir no outro). Decore com raspas de chocolate ou com o que você queira – ramos de hortelã, morangos em leque, castanhas picadinhas...

3 comentários:

Akemi disse...

As vezes nos surpreendemos com o resultado de algumas receitas que pareciam ter tudo para dar errado! Mostra que sua peruca é poderosa! rsss
Fico babando nas suas receitas chocoláticas! hummm!
Bjss

Luna disse...

Letícia, eu já fiz essa musse há muito tempo, mas ao contrário da sua a minha ficou muito amarga, então depende mesmo do chocolate. Ah, e o visual novo está lindo! :D

Doce Final Feliz disse...

hum... que bela mouse:)

bjus
Cila

Printfriendly